A$ tentaçõe$ do “cashback”

Quem me acompanha sabe que eu detesto expressões gringas.

Dinheiro na mão era vendaval… agora é cashback!

Mas nessa aqui eu me amarro: CASHBACK.

O popular “dinheiro de volta”.

O conceito é simples, basicamente consiste em você efetuar uma compra e receber parte do valor em troca.

Pode ser crédito pra gastar mais ou dinheiro depositado na sua conta.

Simples assim, sem pegadinhas ou letras miúdas.

Hoje em dia já existem diversos serviços do tipo. Eles são fruto da concorrência, principalmente no comércio eletrônico.

As empresas se ligaram que o público não é bobo. Por mais que alguém seja “cliente fiel”, a tentação está sempre batendo à porta.

E basta um clique para a compra que iria para a loja A ir parar na loja B. Então, é uma nova tentativa de fidelizar o público.

Para quem ainda duvida do cashback, basta lembrar de outras palavras que se popularizaram no Brasil, como: desconto, liquidação, oferta, promoção, milhas acumuladas, juntar pontos, etc.

A ideia é baixar um pouco a margem de lucro e compensar na quantidade de vendas efetuadas. Tem funcionado.

Entre as opções, uma das primeiras a chegar no Brasil foi a AME, do grupo B2W (Lojas Americanas, Submarino, Shoptime): https://www.amedigital.com/

Uma mais nova, com a mesma premissa, é a Méliuz, com cashback em lojas como Amazon, Magalu, Casas Bahia, Centauro, Ponto Frio, Adidas, Booking.com e várias outras.

Quem tem carro e quer ganhar uma graninha de volta nos postos de gasolina, tem como opções o Shell Box, o novo Abastece Aí e o Premia.

Mas, afinal, VALE A PENA?

Na minha opinião… sim! Se você já iria fazer determinada compra, por que não aproveitar para ter um dinheirinho de volta? É unir o útil ao agradável.

Contudo, eu só acho que não vale a pena se a pessoa nem tinha a intenção de comprar nada, mas acabou gastando apenas pelo apelo do cashback.

Aí, nesse caso, eu sinceramente prefiro fazer como o pai do Chris: “se eu não comprar nada, o desconto é maior”.

Todo cuidado é pouco!

É sempre bom ficar atento aos e-mails recebidos. Eles podem muito bem conter SPAM ou PHISHING, de gente maldosa tentando roubar seus dados.

Eu, particularmente, prefiro utilizar apenas os aplicativos oficiais, dessas aí que já citei. Conforme experimente outras, vou atualizando a postagem.

Boas compras e… bom dindin de volta!

Uma última dica… APP TEM PODER:

Recentemente estive em uma Droga Raia, e a atendente me convenceu a:

1 – Baixar o app;

2 – Fazer o cadastro no Stinx (cashback).

O tal do Stinx eu ainda não experimentei, mas o app da Droga Raia realmente tem descontos legais e funciona INDEPENDENTE do Stinx.

Um enxaguante bucal, por exemplo, caía de R$15 para R$11. E sem frete. Bastava efetuar a compra e escolher uma farmácia da rede mais próxima para buscar. Achei muito válido.

Outro exemplo que eu já citei no blog é o Amazon Prime. Não se trata de um cashback, mas de oferecer vários serviços por um único preço. Tem frete grátis, Amazon Prime Video, Amazon Reading e Amazon Music. Um combo completo, por menos de R$ 10 ao mês.

Deixe um comentário