Palavras

Às vezes o coração aperta, e recorro às palavras, antes que os sentimentos transbordem. A escrita é minha fiel companheira, cúmplice de incontáveis momentos. Fiz dessa parceria o meu ganha-pão e a levo pra todo canto. Ouço, vejo, calo, dificilmente interrompo. As pessoas geralmente têm muito o que dizer e gostam de atenção. Já eu não me importo de passar despercebido. Prefiro guardar minhas coisas, no meu cantinho, como um cara que apenas quer levar a vida em paz. Sem alarde, sem barulho, sem sofrimento.

Quando pequeno, ganhei de minha mãe um simpático apelido: “bicho do mato”. Ficava corado só de pensar em encarar os olhos de alguém. E embora tenha escolhido uma profissão que me obrigue a ser justamente o contrário (curioso, perspicaz e até indiscreto), é quando entro no meu mundo silencioso que me sinto mais à vontade. São poucos aqueles que abro a porta e deixo entrar. Em parte por não achar que haja nada interessante pra mostrar. Em parte porque tento esconder, por trás de um largo sorriso e brincadeiras, o garoto tímido que ainda mora lá dentro, em algum lugar.

É escrevendo que procuro entender melhor o que se passa, seja lá fora ou aqui dentro do peito. Ainda mais quando um ou outro merecem cuidados e parecem uma bagunça só. Nunca tive a pretensão de encontrar assim todas as respostas que preciso. Mas, quando vou juntando frases, de certa maneira descubro um conforto que me acalma.A sopa de letrinhas, servida bem quente e sem medo, é capaz de esquentar a alma e remediar boa parte dos males.Exibi-la é uma opção que eu dificilmente ouso fazer. De vez em quando, porém, uma voz melancólica e rouca surge lá do fundo e diz: “Ah, por que não?”.

Pela janela, vejo que a chuva começa a cair. E a lua, que surgia tão radiante, preferiu sair de cena e se refugiar. Talvez até mesmo ela saiba, do alto de sua magnitude, uma das maiores verdades da vida: que há momentos para brilhar, e outros apenas para observar e pensar. E esses momentos talvez nem as palavras sejam capazes de expressar…

Deixe um comentário

