O Afeganistão é aqui

No Afeganistão, uma mulher pode ser apedrejada por adultério. No Brasil, a gente guarda as pedras e assiste a mulher sendo arrastada pela rua.

Cláudia da Silva Ferreira era casada há 20 anos, tinha 4 filhos, e acordava cedo todo santo dia pra ir trabalhar num hospital. Qual crime ela cometeu?

Estar no lugar errado, na hora errada. Não uma, mas duas vezes. A primeira quando foi atingida por uma bala perdida, e a segunda por morar no Brasil. Aqui, qualquer hora e lugar são errados para se “estar”.

Talvez Cláudia estivesse viva no Afeganistão.

Aqui o tambor da roleta-russa gira raivosamente assim que se coloca o pé fora de casa. Às vezes nem isso, porque o inimigo está à espreita, dormindo na mesma cama.

Claro, vão dizer que se eu soubesse o que é viver no Afeganistão, provavelmente jamais diria isso. Mas e quem mora lá, será que faz ideia do que é morar no Brasil? Sabe, já li um bocado de Khaled Houssein (autor de O Caçador de Pipas, Cidade do Sol, O Silêncio da Montanha), e nada do que ele retrata no sofrimento daquelas mulheres me faz acreditar que elas tenham menos sorte do que as daqui.

Ah sim, aqui é possível ir à praia num biquíni minúsculo, usar e abusar da maquiagem, dirigir, votar, exercer cargos de liderança, ir ao cinema, morar sozinha, falar palavrão, mandar beijinho no ombro para as recalcadas… ninguém vai ganhar pedradas por isso, eu acho.

O problema é que ser mulher, no Brasil, é um oásis de falsa liberdade em meio ao machismo e hipocrisia. E conviver com a sufocante impressão de que o respeito existe apenas em algum lugar distante, um mundo mágico de conto de fadas, mas que passa bem longe da prática. Se for bonita, vai ser discriminada. Se for feia, vai ser discriminada.

E por ser brasileira, se estiver na hora errada e lugar errado, pode acabar arrastada como bicho pelo asfalto quente…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s