Protesto do protesto (luto)

Meus sinceros pêsames para a família do cinegrafista Santiago Andrade, com quem tive a oportunidade de dividir algumas pautas, e que perde a vida de uma maneira tão bruta e irracional.

É lamentável que o direito de protestar tenha virado apenas um argumento para um bando de imbecis exaltarem sua rebeldia sem causa, que nasce na covardia e não vê outro propósito senão atacar inocentes tendo em vista algo “maior”. Bobagem.

Isso não é ideologia. Não é luta por igualdade. É amostra grátis de podridão humana e desrespeito ao próximo. Que não pode passar impune nem ficar sem justiça.

Em nome de todos os colegas que trabalham com o dever de levar imagens e informações ao público, arriscando a própria pele, a minha solidariedade e o respeito. Desde que os protestos começaram a ficar mais inflamados no ano passado a imprensa já teve carros queimados, repórteres xingados, equipes proibidas de fazer a cobertura e a necessidade de se esconder para proteger a própria pele.

Independentemente de qualquer coisa, quer concordem ou não com a cobertura jornalística, questionem a isenção e a imparcialidade e cobrem uma postura diferente, a sociedade em nenhum momento tem o direito de agir com  essa anarquia hipócrita e demagógica que temos visto por aí.

Black blocks, em sua maioria, não me parecem bandidos (na essência da palavra). Estão mais para jovens metidos a reacionários que querem direcionar seu ódio mortal contra o sistema, mas na maioria das vezes não entendem nem mesmo o que estão fazendo ali, ou em que contexto se meteram. E ao acharem que a violência é o fim e o meio, perdem qualquer possibilidade de defesa. E aí sim se tornam bandidos.

Porque nesses casos, não adianta. São sempre os inocentes que pagam o pato.

Descanse em paz, Santiago.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s